Já cá estamos!

E começámos a chegar. Dezenas. De perto e de looooonge. Coordenadores(as) de Bibliotecas, Docentes e Não Docentes das Equipas de Bibliotecas Escolares, Coordenadores Locais e Interconcelhios RBE, Bibliotecários Municipais, Mediadores de Bibliotecas Comunitárias.
Passando pela bela Biblioteca Azul e Amarela da ES Alves Redol, recolhemos uns papéis num saco janota, oferta RBE. Com 30 minutos de atraso no Programa, muito úteis para reencontro e convívio geral, enchemos o Auditório da Escola. 
Boas-vindas a cargo de 
  • Teodoro Roque (Presidente do C. Executivo da ES Alves Redol), que frisou a importância dos recursos humanos, em quantidade e qualidade, para assegurar as bibliotecas escolares que pretendemos ede que necessitamos ara o sucesso educativo de todos os alunos
  • Odete Santos (Chefe de Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de vila Franca de Xira), que valorizou inicitavas como esta e a partilha entre profissionais como motor de desenvolvimento das bibliotecas escolares e da oferta educativa para cada comunidade
  • Fernando Carmo (Gabinete Cordenador do programa RBE), em representação da Drª Teresa Calçada, que apontou linhas de desenvolvimento actuais da Biblioteca Escolar, destacando os oaradigas que destacam as redes como nó essencial do próximo futuro, incluindo os suportes tecnológicos (de que o Portal de Escola é um reflexo actual e pertinente) mas não se esgotando nestes, sublinhando a importância da Cooperação dentro da escola, entre escolas, com a comunidade e em parcerias. Ressaltou ainda o investimento RBE em Catálogos On-line e na dimensão digital dos serviços da Biblioteca Escolar. Alertou para o papel da apropriação da biblioteca por parte de todos os docentes, cobatendo a banalização dos discursos sobre literacia da informação que condiciona a aposta nesta vertente essencial das aprendizagens. Concluiu reflectindo sobre as exigências que se coloca aos professores bibliotecários e às equipas das bibliotecas escolares, anunciando medidas oficiais a aplicar já no próximo ano lectivo, e sublinhando o caminho que já se andou, e os desafios que de novo se colocam à Escola, às Bibliotecas e a todos nós pela Sociedade da Informação e do Conhecimento do Século XXI.

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