Painel 2. Intervenção 2



Marin Mersennes (séc.XVI-XVII), pai da acústica: fórmula inovadora

Jorge Gomes, da Seguranet, continuou a aprofundar o enquadramento Web 2.0 da Educação de hojes, e, por maioria das razões, da Escola, e, obviamente, da Biblioteca Escolar. Associando tecnologia e inovação, modos de aprender e modos de brincar, valorizou 
  • a formação de professores, sobretudo a que abandona a formação em ferramentas para sublinhar os modos de comunicação de utilização quotidiana e destacar a autoformação - formação contínua e continuada
  • a rede e as redes, incluindo a mudança das organizações de trabalho, com o esfumar das hierarquias e o emergir de novas modalidades de organização de equipas (em rede)
Prenunciou um futuro a breve prazo em que a web será um recurso por excelência na sala de aula. A tecnologia contribui para modificar a relação entre os docentes e os alunos, e destaca:
  • novas responsabilidades para a escola (a tempo inteiro!)  e para as famílias
  • novos saberes, novas competências, novo perfil de professor: educação para os media, segurança na internet
  • invisibilidade da tecnologia - usamo-la sem nos determos na consciência de que a usamos, como usamos o interruptor, ou a iluminação por célula fotoeléctrica

Sem comentários:

Enviar um comentário