Tema 1: Biblioteca Escolar, Agrupamento de Escolas, Escolas Secundárias diferenciadas: articular e intervir

Gerir em agrupamento Contrariar tendências e riscos de gestão segmentada ou fragmentada da biblioteca
• Uma escola só, uma turma só, um ciclo isolado (ignorando os outros estabelecimentos de ensino / níveis e ciclos do agrupamento, e/ou fazendo de conta que os alunos têm um percurso escolar individual de vários anos lectivos, vários professores, várias áreas curriculares, vários estilos pedagógicos..., mas uma memória única, pessoal, que se vai construindo; fazendo de conta por exemplo que não há adultos - profissionais e pais/encarregados de educação - na escola - por exemplo na selecção das colecções, no desenho das actividades
• Uma parte do curriculum só (ignorando por exemplo as ciências, ou fazendo de conta que não há alunos de noite - nas escolas secundárias)

HARD_QUESTION(S) - e quando o estilo pedagógico "evolui" para metodologias centradas no manual e na sala de aula, desvalorizando na prática os recursos geridos pela biblioteca? E quando a pesquisa orientada pelos professores se reporta exclusivamente a fontes na internet, a que cada aluno é suposto aceder sozinho, em qualquer lugar?

Sem comentários:

Enviar um comentário