Paine 1. Intervenção 2




Articular, intervir, inovar, afirmar...
Só conhecendo é que se compreende.
2. Como gerir serviços de biblioteca numa Escola Secundária?

António Godinho, da ES Jácome Ratton (Tomar), ao som de Paganini/Rachmaninoff, contou da sua experiência na construção da Biblioteca. Valorizou o projecto e a sua necessária relação íntima com a identidade da Escola, e a especificidade da sua colecção. Sempre sublinhando que a biblioteca tem de ser um trabalho de equipa, relatou vários momentos de decisão quanto a prioridades e abordagens que assegurem o cumprimento das funções da Biblioteca.
Destacou-se opções e práticas relacionadas com 
  • a Política de Desenvolvimento da Colecção, incluindo Gestão do Catálogo (acessível online na RBE), incluindo ligação à Biblioteca Municipal (Rede Concelhia de Tomar)
  • a Gestão das Equipas, incluindo pessoal não docente
  • a Formação de Utilizadores
  • o Apoio ao Desevolvimeno Curricular, colaborando com docentes de diferentes Departamentos, anos/níveis, tipos de ensino
  • a Animação
  • a colaboração com outras Escolas locais

Imagem de Alunos de um Curso de Português para Estrangeiros na ES Jácome Ratton (2007), recolhida no Blog Tomaracolhe

2 comentários:

  1. 24 horas passadas sobre o fim do Encontro Interconcelhio, afirmo que foi um prazer ter partilhado com aquelas dezenas de colegas que fazem da BE o seu ''outro modo de vida'' (porque de facto ''viver'' aquela realidade é estar na vida de outra forma).
    Foi pena eu ter estado em condições de saúde ''mínimas'' mas que tentei ultrapassar com a minha habitual disposição de entrega.
    Foi ainda com redobrada alegria que senti o apoio dos colegas das restantes BE de Tomar, o que reafirma o espírito de equipa e de companheirismo que foi iniciado no passado ano lectivo (2007/08) com a chegada da Coordenadora Interconcelhia Graça Barão. Um agradecimento especial à Maria José Vitorino, à Graça Barão e às restantes CIBE que confiaram na minha colaboração, desafiando-me para a apresentação de uma comunicação sobre a gestão da BE da Escola Secundária Jacome Ratton, uma escola e uma Biblioteca com características muito próprias.
    Contem sempre comigo, pelas BE's Sempre!

    ResponderEliminar
  2. Se me permitirem, sugiro que as intervenções do Dr. Fernando Carmo (uma maravilhosa lição sobre a sociedade da informação e do conhecimento) e da DR.ª Marília Afonso, que foram muito além do institucional, sejam também publicadas neste blog, para que constem.

    ResponderEliminar