Tema 2: Biblioteca Escolar para lá do tempo e do espaço escolar: parcerias e dimensão digital

Biblioteca escolar e a Web 2.0
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação têm vindo a questionar a importância e o valor do papel e do livro impresso que, nos últimos anos vem sendo substituído por novas formas e técnicas de produção, reprodução e difusão de conteúdos. Mas é preciso relembrar que o processo de ensino sempre absorveu instrumentos, que não sendo direccionados para a educação, ganharam funções educativas.
É também neste contexto que a Biblioteca e, em especial, a Biblioteca Escolar se move, pelo que a correcta integração de novas tecnologias, a renovação das metodologias e de novas práticas constituem-se como instrumentos imprescindíveis ao processo de aprendizagem.
Mas não basta fornecer recursos, como não bastam orientações para a pesquisa. A troca de informação, a colaboração constante entre parceiros e disponibilização de um conjunto de serviços virtuais tornaram-se, ou tem-se vindo a tornar, práticas activas. A Biblioteca torna-se aberta, sem limites, universal e apeladora da participação. A sua principal missão é, assim, de ajudar a fazer perguntas e a de fornecer os meios para obter as respostas.


EM FOCO
Perfil de Coordenador BeCRE
Despacho 700/2009, de 9 de Janeiro Nova legislação que define presença e perfil do coordenador da Biblioteca na Equipa PTE da escola/agrupamento - o que se espera que tenha em comum com os outros dois docentes (o administrador pedagógico e o administrador técnico); o que se espera que tenha de diferente (ponto de vista transcurricular/ cultural; conhecimento de gestão de documentação, de informação e de comunicação, mais que de administração de hardware e software...)

2 comentários:

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  2. A Escola actual e a Web 2.o


    Será que muitas vezes não se usa a tecnologia pela tecnologia, faltando a necessária reflexão sobre o seu uso educativo?

    Ao reflectirmos sobre o papel da escola na actualidade, estamos a confrontar nos também connosco, enquanto professores e professores bibliotecários, pois os desafios são constantes e da nossa formação dependerá em parte, a implementação na comunidade escolar, dos novos desafios da sociedade da informação e do conhecimento.
    Se repensarmos o papel da BECRE, enfrentamos um conjunto de desafios que não podemos menosprezar e que nos remetem à nossa formação permanente tendo em vista os desafios do futuro, correndo o risco de perdermos alguns comboios ou de não mergulharmos na tal “onda”de evolução tecnológica.
    As novas exigências do ensino actual empurra-nos literalmente para situações novas de conduzem a novas práticas do professor no seu dia-a-dia; como professora de História da Arte, recorro frequentemente às pesquisas em sites nacionais e internacionais, onde os alunos visitam museus, blogs, wikis, onde estão descritas as correntes pictóricas em estudo, ou onde são apresentados os quadros e as obras estéticas mais significativos e dos mais famosos artistas de todos os tempos, das correntes estéticas em estudo.
    Como professora de disciplinas do curso de Turismo, onde os manuais são inexistentes, programo aulas de pesquisa, com um plano de aula, onde os sites estão previamente seleccionados, numa fase prévia, sendo que a pesquisa pode ser realizada na BECRE ou numa sala de informática. Os alunos entram em contacto com novas formas de pesquisa orientada e com novas metodologias de aprendizagem.
    Como coordenadora de Departamento Curricular preocupo-me com a apresentação do departamento na plataforma Moodle da escola, com a intenção propositada de introduzir dados técnicos e informativos acerca das áreas curriculares que coordeno; peço também aos colegas para irem actualizando as suas apresentações com novos dados metodológicos de aprendizagem, como por exemplo, fichas formativas, com correcção, fichas sumativas, jogos didácticos, pps realizados pelo professor ou pelos alunos, etc.
    Finalmente como coordenadora da BECRE procuro difundir na plataforma Moodle da escola, o Plano Anual de Actividades, os projectos a que estamos adscritos, as suas actividades e fazemos a difusão mensal de um boletim da BECRE, das suas actividades, onde mensalmente se promove, divulgam, um conjunto de disciplinas de um determinado departamento curricular.
    Depois de partilhar estas metodologias convosco, não tenho dúvidas que as novas tecnologias, estão a entrar pelo nosso método de estudar e de leccionar de uma forma subtil mas autêntica. Os alunos que adoram telemóveis, mp3 e exposições dinâmicas em data shows, são os principais entusiastas desta metodologia e sentem motivados para as pesquisas ou para responderem às webquests.
    Assim sendo sou adepta introdução das novas tecnologias no nosso ensino e devemos estar preparados para melhorar as nossas práticas diárias, com a formação e com novas metodologias de leccionação dos conteúdos.
    “The six guiding principles”são a forma mais optimizada para a implementação desta nova dinâmica na comunidade escolar, destacamos o tipo de serviços, a implementação de programas de literacias escolar, a organização dos acessos e a gestão da informação e dos seus recursos, devidamente seleccionados, com a introdução das acessibilidades em contexto digital de forma individual ou colectiva.
    Colaborar com os colegas, preparar materiais tendo em conta as novas competências e as novas acessibilidades, implementar a construção de guias tutoriais, com introdução de novas variantes nas dinâmicas de estudo, pesquisa e selecção de ferramentas são da nossa competência e servem como referência para novas práticas didácticas. Por tudo isto a formação dos quadros técnicos em todo o mundo e especialmente na educação deve ser um processo contínuo nesta mudança de paradigma educacional.

    “Um bom professor especializado em BECREs, irá afectar professores e alunos no seu percurso escolar.1
    Só assim compreendemos a implementação das novas tecnologias nas nossas escolas, tendo em conta os novos contextos e ambientes informacionais.
    Resta sublinhar a importância do investimento de todo o tipo de recursos, ligados a estas novas tecnologias que deve ser efectuado pelos órgãos de gestão escolar, se quiserem participar de forma atenta e atempada nesta mudança de paradigma do contexto escolar. Tudo isto implica a disponibilidade de recursos materiais avultados, equipas multidisciplinares empenhadas, técnicos motivados e peopleware…e visão estratégica na introdução destas tecnologias, na promoção da educação dos nossos educandos e na previsão de um futuro mais promissor para educandos e educadores.
    A orientação para a informação digital, os processos de experimentação, a evolução das telecomunicações e o interesse dos nossos educandos por estas novas tecnologias são o garante necessário para a continuação deste novo trabalho…
    Para finalizar ressalvo a importância da formação contínua dos professores e a qualidade dos seus formadores, que devem conhecer a realidade escolar, os currículos e as dinâmicas das escolas e das comunidades educativas, e que desta forma vão reforçar a consolidação do USO DA TECNOLOGIA em contexto escolar….
    Assim ficaremos com a certeza de que promovemos O SUCESSO DOS NOSSOS EDUCANDOS.
    .1 – L.M.C.,”Library Media Center.”

    cristna cunha da cruz
    prof.bib. escolar

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